Gestão de Pessoas

Com base nos Critérios de Excelência Prêmio Nacional de Qualidade (2003), as organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos: capital humano, capital intelectual, instalações, equipamentos, sistemas informatizados. Estes são interdependentes e inter-relacionados que devem perseguir os mesmos objetivos. O desempenho processual pode afetar positiva ou negativamente toda a organização e seu conjunto. Gestão de Processos também pode ser compreendida como Reengenharia de Processos (Davenport).

A visibilidade da Gestão de Processo se dá através de uma diagramação lógica que descreve graficamente um processo existente ou um novo processo proposto, objetivando que toda a equipe entenda o funcionamento interno e os relacionamentos entre os procedimentos empresariais. A compreensão de todo o sistema é fundamental para o bom gerenciamento e a ótima gestão do negócio. No entanto, saber olhar e agir, treinar essas funções diariamente, são condições para sua sobrevivência.

De acordo com a visão contemporânea de Sovienski e Stigar, a área de Recursos Humanos (RH), deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás o departamento de RH atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

Hoje, o cenário é diferente, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. A gestão de pessoas visa à valorização profissional e humana. A competência está intimamente ligada ao Capital Humano, que deve ser gerido por pessoas com novas técnicas orçamentárias, descentralizando a administração de alguns setores, reduzindo hierarquias, implementando instrumentos de avaliação de desempenho organizacional.

Um gestor de pessoas se caracteriza por uma visão sistêmica, pelo trabalho em equipe, um bom relacionamento interpessoal, planejamento, empreendedorismo, capacidade de adaptação e flexibilidade. Deve ter também cultura de qualidade, criatividade, iniciativa, liderança e dinamismo. Essas e outras qualidades não nascem com as pessoas. São desenvolvidas e preparadas.

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